segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Receita de Sucesso - Por Pedro Overbeck


Todas as vezes que falamos de compra e venda de produtos, a clássica pergunta sobre o que faz um produto ou serviço vender mais ou menos surge com um ar de questão do momento. De tempos em tempos, surge uma resposta salvadora para explicar algo que, de tão óbvio, é quase inexplicável: existe sim receita para vender mais. Não acredita? Então comece a anotar:
Pegue uma vasilha bem grande e coloque algumas pitadas de investimento, adicione suor, energia, várias porções de trabalho, coloque meio quilo de troca de idéias, quebre e pique alguns paradigmas em pedaços bem pequenos. Raspe bem toda a insegurança, coloque sua experiência, tudo o que aprendeu sobre o negócio na panela, arregace as mangas e mãos à obra.
Depois disso, deixe cozinhar em fogo brando, sem tirar o olho da concorrência, para não queimar a receita. Treine e motive a equipe, mexendo com cuidado para não embolar, reduza custos sempre que possível, lembrando que publicidade é investimento e que, o foco no cliente é o item mais importante da receita. Prepare para servir com muito prazer e nunca se esqueça que o bolo só cresce com o fermento na dose certa.
Pense muito bem na embalagem, monte os produtos, distribua com inteligência, deixe o cliente experimentar para ver se gostou e faça questão de ouvir o que ele tem a dizer. Se não estiver no ponto ainda, volte ao forno com a mesma motivação da primeira vez e ainda mais vontade de acertar. Entregue sempre no prazo que prometeu, seja competente para cobrar, prepare o molho com várias opções de crédito e financiamento e aceite com satisfação a opção que mais agradar ao cliente. Se entregar em casa for mais barato do que perder a venda, entregue de graça, agregando ainda mais valor à sua receita.
Não meça esforços para que o cliente saia lambendo os lábios de tanta vontade de voltar e, principalmente, de contar tudo para todo mundo que ele encontrar. Não se esqueça de conhecer bem quem gosta de seu produto, ainda melhor quem o indica e “trate a pão de ló” todos aqueles que voltam á sua loja para provar outra vez sua receita de sucesso.
A receita é simples e você pode fazer no seu forno, seja ele do tamanho que for. Parece fácil e na verdade é mesmo. Faça um teste e comprove. O cheiro que fica no ar é de uma delícia chamada sucesso e só sorri para os que tentam e não desistem fácil.


Pedro Overbeck é profissional de Marketing e publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar problemas vou dar uma lida antes, mas tenha certeza de que em breve seu comentário estará publicado.