segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mau atendimento X Satisfação do cliente por Luís Fernando Camelier

Cidades com grande potencial turístico deveriam ter excelência no atendimento ao seu público e Shopping centers com padrão internacional ainda mais.
Hoje resolvi escrever sobre esse assunto na cidade de Salvador, que infeliz e imperdoavelmente sofre com a falta de atenção dos empresários locais. Aqui ainda acontecem situações de mau atendimento a clientes em diversos setores, principalmente no da alimentação.
Semana passada deparei com um caso interessante: No restaurante Pavarotti do Salvador Shopping havia um prato apimentado sem nenhuma informação do que se tratava, ou seja, quem não come pimenta poderia se servir sem saber que aquele troço ali ardia. Ao reclamar com a atendente, percebi que ela nem olhou na minha cara e nem respondeu. Quando perguntei se ela entendeu o que falei, me respondeu de forma ríspida que já havia falado sobre o assunto com os proprietários do estabelecimento e nada foi feito até aquele momento.
Caramba! Pra que diabos existe o marketing, se não for pra fidelizar e encantar o cliente? Pelo que pude perceber, com o tratamento que recebi, quem vai aplaudir de pé o tal Pavarotti é a concorrência, até mesmo porque lá eu não vou mais.
Então hoje fui ao Monalisa no mesmo shopping. O mesmo esquema de comida self service por quilo e ao pegar a salada.... Putz... um cabelo e não era meu. Pedi outro prato mostrando o cabelo e a atendente o fez como um favor, demonstrando uma má vontade terrível. Certamente Leonardo Da Vinci ficaria no mínimo triste ao ver o nome de sua obra prima ser tão mal usado.
Ano passado estive em Praia do Forte, Pizzaria Cia do Forte, um atendimento sofrível, inclusive a turistas de outros países. O que será que eles vão comentar em seus países sobre a Bahia e o Brasil?
Pra essa turma sugiro a leitura do texto do Pedro Overbeck, Receita de sucesso, nos arquivos de 2009 do Blogstorm. Quem sabe um dia essa galera aprenda...
Lógico que tem os que se salvam. O Pasta Fast do Salvador Shopping, por exemplo me surpreendeu, pois escrevi um recado no papelzinho “Deixe a sua opinião” e o chef do restaurante me ligou agradecendo sobre a observação garantindo que tem intenção de melhorar seu atendimento e deixar o cliente satisfeito. Bem, esse aí está no caminho certo.
*Escrevi sim os nomes dos restaurantes e se os mesmos se sentirem ofendidos e quiserem escrever algo sobre o assunto, o espaço está aberto. A sugestão que dou é que melhorem seu atendimento e assim não perderão mais clientes.

7 comentários:

  1. e eu que pensei que isto não acontecia em Salvador. Abraços amigo Fernando.
    São Luis 40 graus. Ufa

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  2. Eu agradeço o elogio do Herval e gostaria de ressaltar ainda que se o All Saints Restaurantes tem um excelente serviço, num ótimo ambiente onde a comida é de qualidade, isso porque é nossa prioridade servir pessoas como devem ser servidas de fato. Nossa preocupação é que todos desfrutem do momento, saiam satisfeitos e retornem sempre. Gostamos de tratar nossos clientes como amigos da casa e oferecer a eles o que existe de melhor. Em nome de todos os sócios agradeço a todos aqueles que nos dão a preferencia.

    Rubia Anacleto - Sócia

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  3. Por acaso encontrei este Blog, perdido em um monte de outros que vimos toda hora por ai. Pra começar fico feliz de um comentário positivo de um restaurante que nem conheço, mas que já vi falar muito bem. Por outro lado fico imaginando um fato mais importante que isso que voces nem comentaram e o pagamento do 10% para onde deveria ir na Bahia, não, vai, não merecem. O atendimento vai de mal a pior, seja em Itapua, na Marina, ou na Ribeira impossivel de ser bem atendido, impossível de pagar os 10%. Ja vivi isso e sei o que significa. Mas a Bahia, não fica atrás, Fortaleza, os garçons chegam a nos obrigarem a pagar o maldito dos 10% nos tratando pior ainda...Sinceramente, não sei onde vamos parar com esse mal atendimento...

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  4. É isso ai Lula, por mau atendimento já deixei de frequentar muitos lugares aqui em Salvador.

    A coisa aqui é sofrível, mas como bem disse tem lugares que se salvam...

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  5. marcelo corá azevedo15 de março de 2010 às 09:11

    È meu amigo, não é só em Salvador que tem este tipo de problemas não.
    Sabado fui comemorar o aniversário da minha cunhada no famoso Bora Bora pizzas em Moema, os caras no quesito atendimento precisam de muito treinamento.

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  6. È meu caro amigo, não é só aí que temos este problema.
    Sábado fui comemorar o níver da minha cunhada no famoso BORA BORA PIZZAS em Moema, e o atendimento lá foi péssimo, devemos mesmo divulgar estes acontecimentos pra que os donos de estabelecimentos entendam o que nós clientes queremos. Curtir um lugar diferente, com pessoas diferente e muita alegria e bom humor dos garsons.... um abraço meu querido..

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  7. Estagnada mentalidade a do empresário que crê que funcionário precisa ser tratado como escravo do período feudal e que investimento intelectual é um custo sem nenhum retorno palpável.
    Engana-se o empresário que se categoriza como moderno e ainda age e pensa de forma provinciana, pois as maiores empresas do planeta perceberam que a máquina mais importante num negócio é o homem.
    Somente o homem é capaz de dar um sorriso a um cliente, ouvi-lo, gerar as informações que ele necessita, buscar o produto no depósito, interagir de forma menos mecânica e mais emocional, a fim de criar um vínculo importante e válido, oferecer mais opções de forma inteligente e respeitosa, barganhar de forma mais flexível, gerando satisfação para as duas partes e muitos outros detalhes fundamentais para a preservação de um negócio.
    Enfim, investimento em funcionário é algo além da fórmula de sucesso para qualquer negócio, obviamente quando o empresário se preocupa em participar ainda mais do mercado e em ter uma carteira de clientes respeitada e que, sem dúvida nenhuma, trará mais vitalidade para o seu negócio.

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Para evitar problemas vou dar uma lida antes, mas tenha certeza de que em breve seu comentário estará publicado.