quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Desafio de um verdadeiro atleta









Desafio. Esta palavra pode ter muitos significados, porém na vida de Ricardo Serravalle ela tem representado mais que o cumprimento dos seus objetivos, foi este o responsável pela sua vitória perante os obstáculos impostos em sua vida.
Atleta desde a infância Ricardo teve passagens pelas categorias de base do Esporte Clube Bahia, pela natação, artes marciais, maratonas aquáticas e triathlon. Neste último, em julho de 2009, aos 32 anos quando se preparava para a Travessia a nado Mar Grande Salvador (14km em mar aberto) e uma prova de Triathlon Ironman (3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida) sofreu três AVC isquêmicos onde teve de ser submetido a um delicado procedimento para o implante de uma prótese cardíaca devido há um problema congênito no coração.
As dúvidas se iria sobreviver, se teria sequelas ou se poderia voltar ou não a pratica dos esportes permearam sua mente e produziram efeitos psicológicos devastadores. Com a ajuda dos familiares e médicos, após seis meses de recuperação ele já estava de volta aos treinamentos.
Mas o destino reservava ainda uma outra surpresa, apenas três meses após o seu retorno, numa partida de futebol com os amigos sofreu um grave acidente rompendo praticamente todos os ligamentos do seu tornozelo esquerdo, fraturando o tálus tibial, fíbula e sofrendo perda de cartilagens. Para recuperação foi realizada uma cirurgia de mosaicoplastia para reconstrução total do seu tornozelo com a colocação de quatro grandes parafusos e enxertos de cartilagens retirados do joelho esquerdo. Mais seis meses se passariam até que voltasse a encostar o pé no chão novamente. Os questionamentos sobre o porque daquilo tudo estar acontecendo emergiram novamente e, segundo o próprio Ricardo o conflito entre o que mandava o seu coração e o que dizia seu corpo foi um dos maiores desafios de sua vida.
“Pela primeira vez em minha vida acho que pude sentir um pouco o que é a depressão. Mas isso não durou muito, depois de algum tempo, ainda na fase de recuperação, decidi ouvir meu coração, afinal, não acho que deveria desistir. Fui atleta minha vida inteira, já me machuquei muito, não com tanta gravidade, mas amo o esporte. É como o ar que respiro, minha motivação para viver. Apesar de trabalhar na frente do computador, quando acaba o expediente me transformo numa espécie de super-herói e vou curtir meus desafios e realizações. Isso é o que dá prazer, isso é minha vida.”
Apesar de ter decido que não iria desistir dos esportes e consequentemente de sua alegria em viver Ricardo ainda tinha que passar por longas sessões de fisioterapia, afinal o estrago foi enorme, a cirurgia de reconstrução havia durado mais de seis horas e o seu médico, por precaução, não havia lhe dado muitas esperanças de um dia retornar as corridas.
Como um bom soldado seguiu à risca as recomendações médicas e logo estava de volta aos esportes se dedicando as provas de maratonas aquáticas enquanto ainda estava tentando a todo custo reabilitar o seu tornozelo.
Em maio de 2011, foram dados os primeiros trotes, mesmo que ainda de leve e, em julho, apesar de ainda sentir desconforto já estava correndo 07 km. Esta simples conquista o fez sonhar novamente em completar os objetivos traçados antes do AVC e do acidente com sua perna esquerda.
A Travessia a nado Mar Grande Salvador e o Ironman voltaram a sua mente como um grande desafio, desta feita não apenas para acalentar o seu espírito aventureiro, mas como o exemplo de superação para tantas pessoas que necessitam de estórias como essa como inspiração.
Após ouvir de várias pessoas que sua estória daria um belo livro. Ricardo, que também é escritor nas horas vagas, mesmo relutando inicialmente, repensou os conselhos e decidiu que este livro era praticamente uma obrigação.
“Se puder ajudar uma pessoa que seja já estarei realizado. Não penso em ganhar dinheiro com o livro, quero apenas ajudar as pessoas que passam ou passaram por dificuldades na vida e mostrar a elas que quando amamos algo, seja lá o que for, podemos vencer nossas limitações.”
Esta trajetória está sendo escrita e já tem título, se chama: “+ ALTO + RÁPIDO + FORTE. O Complexo do Super-Herói na Mente do Atleta”. Para tanto Ricardo conseguiu juntar ao projeto uma equipe multidisciplinar de primeira categoria que estão dedicados a tornar este sonho uma realidade.
Para quem deseja acompanhar este aventura basta acessar o blog do atleta. O internauta encontrará, além de todas as informações sobre o projeto e até um diário sobre esta aventura, muito conteúdo sobre esportes.
Todo este desafio para o livro ensejará em um ano e quatro meses de treinamentos e competições de alto rendimento, além de viagens, hospedagens e custos. Caso alguma empresa queira patrocinar este belo projeto poderá entrar em contato com o próprio Ricardo.





Para contatos e maiores informações acessem: www.ricardoserravalle.blogspot.com

Um comentário:

  1. História triste, porém bonita. Como esta história continua, terá muita coisa alegre pra escrever.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Para evitar problemas vou dar uma lida antes, mas tenha certeza de que em breve seu comentário estará publicado.