sábado, 4 de julho de 2009

Por que o combustível é mais caro em Salvador?

Parece brincadeira, mas estamos ao lado da segunda maior refinaria de petróleo do país, a Landulfo Alves(RLAM). Temos ainda plantações de cana-de-açúcar espalhadas pelo nordeste e aqui nosso combustível é um dos mais caros.
Fico tentando imaginar como é que funciona esse esquema de precificação do combustível, mas até agora não consegui entender.
Um dia, um amigo que representa um sindicato de donos de postos de combustível me disse que as distribuidoras, aliás, a Petrobrás Distribuidora define os valores que serão cobrados para os postos de cada estado, podendo gerar distorções absurdas.
Outro dia, um outro amigo que trabalha na ANP falou que a carga tributária da Bahia é muito pesada e a boa notícia é que pelo menos aqui o combustível não é muito adulterado.
Em algumas ocasiões recebo correntes por email sugerindo boicotar uma bandeira ou outra de postos de combustíveis. Até que depois dessas correntes surgem promoções interessantes que duram algumas semanas antes de um aumento.
Esse texto é apenas um lamento em relação a situação que vivenciamos diariamente, na ânsia de que um dia as distorções existentes em um país tão grande quanto o nosso possam ser minimizadas.
Por enquanto deixo apenas a foto abaixo que foi tirada em uma recente viagem que fiz a São Paulo, onde abasteci com um combustível a um preço quase aceitável.




Fernando Camelier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar problemas vou dar uma lida antes, mas tenha certeza de que em breve seu comentário estará publicado.